PÓS-GRADUAÇÃO

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) conta com dois programas de Residência Médica: Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica, vinculados à Coordenação da residência Médica (Coreme).

O programa de Medicina de Família e Comunidade ocorre nas unidades básicas de saúde do município de Igarassu, e na Clínica Escola da própria faculdade. A residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, padronizado de acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica. O plantão semanal obrigatório ocorre no Hospital de Igarassu, e as atividades teóricas nas terças e quintas, das 16h às 18h. Nesse programa, são credenciadas quatro vagas anuais.

A Clínica Médica tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, com um plantão de 12 horas semanais, folga pós plantão obrigatória, um dia livre por semana e 30 dias de férias por ano, conforme determina a Comissão Nacional de Residência Médica. São credenciadas duas vagas.

Os rodízios do 1º ano ocorrem na enfermaria de clínica médica e ambulatório do Hospital Maria Lucinda (5 meses) e Real Hospital Português (1 mês); na enfermaria de cuidados paliativos do Hospital do Câncer de Pernambuco (1 mês), na Unidade Básica de Saúde em Olinda (1 mês), na emergência do Hospital Miguel Arraes (1 mês), além de um mês na UTI do Hospital Agamenon Magalhães e no serviço de pneumologia do Hospital Otávio de Freitas.

No 2º ano, os rodízios acontecem na enfermaria de clínica médica e ambulatório do Hospital Maria Lucinda (4 meses) e Real Hospital Português (1 mês), na enfermaria de cuidados paliativos do Hospital do Câncer de Pernambuco (1 mês), no serviço de nefrologia do Real Hospital Português, na cardiologia do Hospital Agamenon Magalhães, na gastroenterologia do Hospital Oswaldo Cruz e na UTI do Hospital Esperança, sendo um mês em cada serviço citado.

Informações para Contato

Coordenadora: Porfª Maíra Nobrega
E-mail: maira@fmo.edu.br