FORMAÇÃO DE PRÁTICAS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

Acompanhar o dia a dia das unidades básicas de saúde em vários municípios pernambucanos é um diferencial importante na graduação de medicina da FMO.

Desde o primeiro período, os estudantes estão aptos a participar de programas de estágio em unidades básicas de saúde, acompanhados de preceptores da FMO nas práticas curriculares. O objetivo é oferecer aos estudantes as melhores oportunidades para uma formação qualificada, com embasamento teórico e vivência na prática.

Os futuros médicos da FMO atuam nas unidades básicas de saúde através da Integração Academia, Serviço e Comunidade (IASC), realizando ações de educação em saúde, visitas domiciliares, diagnósticos de saúde, identificação de determinantes sociais, construção de planos de ação, realização de rodas de conversa com usuários e acompanhamento de consultas.

INTEGRAÇÃO ACADEMICA, SERVIÇO E COMUNIDADE (IASC)

O IASC é uma Unidade Curricular voltada para a aprendizagem, por meio da vivência profissional da saúde pública, tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município e Região, em particular nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), como seu principal cenário de atividades de ensino e aprendizagem.

Durante os oito primeiros semestres do curso, o estudante tem contato com a realidade de sua futura profissão, assumindo progressivamente responsabilidades no atendimento da população.

Pretende-se, portanto, desenvolver um conjunto de competências relacionadas ao conhecimento do Sistema Único de Saúde quanto à sua história, legislação e princípios, sua organização em redes, bem como as Políticas de Saúde vigentes no
Brasil.

Os acadêmicos da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), desde o início do curso, têm a oportunidade de realizar atividades de campo nas Unidades Básicas de Saúde. Acompanhe aqui as ações:

AÇÕES IASC OLINDA 2022.2

Turma P2b - Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na UBS COHAB 7º RO

Os Estudantes do 2º período B de Faculdade de Medicina de Olinda participaram de ação em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), abordando as principais IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) bem como o uso correto de preservativos para prevenção das infecções. Além disso houve a distribuição de panfletos educativos elaborados pelos próprios estudantes sobre os cuidados preventivos necessários.

AÇÕES IASC PAULISTA 2022.2

Turma P4A - Atividade de acompanhamento aos atendimentos clínicos da medicina na UBS JOSÉ BORGES

Estudantes do 4º período da Faculdade de Medicina de Olinda acompanharam os atendimentos clínicos de rotina da médica às crianças, adultos e idosos na UBS. Momento de compreensão sobre a importância da continuidade do cuidado aos usuários cadastrados.

Turma P8 - Atividades para prevenção e rastreio de Câncer de Colo Uterino na UBS FRANCISCO MARCELO DIAS

Na Unidade de Saúde Básica Francisco Marcelo Dias, os Estudantes do 8º período da Faculdade de Medicina de Olinda realizaram Ação Educativa sobre a Importância da Citologia Oncótica no rastreio precoce do Câncer de Colo do Útero e Coleta de material citológico.

Turma P7 - Atividade de educação em saúde em alusão ao setembro amarelo na UBS MARANGUAPE IIA e IIB

Na Unidade Básica de Saúde de Maranguape IIA e IIB, os estudantes do 7º período da Faculdade de Medicina de Olinda participaram da ação do setembro amarelo junto à equipe da UBS para dialogar sobre o tema de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

AÇÕES IASC IGARASSU 2022.2

Turma P2B - Prevenção de Suicídio – Ação do Setembro Amarelo na UBS AGAMENON I

Na Unidade Básica de Saúde Agamenon I, os Estudantes do 2º período B da Faculdade de Medicina de Olinda participaram de ação educativa em alusão ao Setembro Amarelo com ênfase na prevenção ao suicídio. Momento de reflexão sobre a necessidade de atenção aos cuidados com a mente e o corpo para todas as idades.

Turma P4B - Atividade de educação em saúde sobre saúde do Homem no Novembro Azul na UBS BEIRA MAR I

Estudantes do 4º período da Faculdade de Medicina de Olinda contribuíram na preparação e organização da ação de saúde do homem da Unidade Básica de Saúde Beira Mar I. Ornamentaram em conjunto com a equipe bem como participaram da aquisição de brindes para sorteio entre os pacientes.

Turma P2B - Atividade de educação em saúde em alusão ao setembro amarelo na UBS MARANGUAPE IIA e IIB

Estudantes do 2º período B da Faculdade de Medicina de Olinda participaram de ação em alusão ao Novembro Azul. Houve a distribuição de panfletos autoexplicativos e orientações relacionadas a importância da realização dos exames de prevenção do câncer de próstata.

Turma P6B - Atividade de participação em grupo de idosos da comunidade na EAP VEREADOR ROMÁRIO XAVIER

Estudantes do 6º período da Faculdade de Medicina de Olinda participaram de atividade do grupo de idosos da comunidade, voltada para danças populares, incentivando a importância da atividade física e momentos de lazer. Atividade de campo essencial para integração entre os discentes e o público atendido pela Equipe de Atenção Primária.