COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Os Comitês de Érica em Pesquisa (CEP) são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Os CEP tem como atribuições: avaliar protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, desempenhar papel consultivo e educativo em questões de ética, e elaborar seu Regimento Interno.

O CEP da Faculdade de Medicina de Olinda (CEP-FMO) foi aprovado em 2015 pela CONEP (Comissão  Nacional de Ética em Pesquisa) do Conselho Nacional de Saúde/ MS, tendo o prof. Joelmir L. V. Silva como coordenador. Deste então, vem analisando projetos de pesquisa com seres humanos, não apenas da FMO, mas também de instituições de ensino superior do seu entorno, que são encaminhados pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) do Conselho Nacional de Saúde/MS. Toda tramitação do protocolo a ser submetido à revisão ética é realizada via a Plataforma Brasil plataformabrasil.saude.gov.br, sendo o sistema oficial de lançamento de pesquisas para análise e monitoramento do Sistema CEP/CONEP. As reuniões do CEP-FMO ocorrem mensalmente.

Confira as datas das reuniões do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da FMO para o semestre 2024.1 Clique aqui

Para obter o documento do Termo de Compromisso e Confidencialidade Clique aqui

Para obter o documento  do Termo de Consentimento para Participação em Pesquisa Clique aqui

INFORMAÇÕES PARA CONTATO