FMO Realiza Evento em Comemoração aos 5 Anos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PRODIIC) com Palestra da Diretora Acadêmica da FACEPE

Estudantes e pesquisadores também celebraram o primeiro ano do Programa de Internacionalização FMO-Global.

Na noite da última segunda-feira (16.09), a Faculdade de Medicina de Olinda realizou o evento de comemoração dos ‘Cinco Anos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PRODIIC)’, além da celebração do “Primeiro Ano do Programa de Internacionalização FMO-Global”.

A ocasião contou com a conferência da professora doutora, Helen Jamil Khoury, diretora acadêmica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Ela debateu sobre o tema “A Ciência e o desenvolvimento da sociedade: O caso de Pernambuco”, com o objetivo de fomentar discussões, alinhadas aos objetivos do PRODIIC e da FMO GLOBAL, em busca de uma formação mais abrangente e internacional para os alunos da instituição.

Cerca de 150 participantes se reuniram no auditório da FMO, começando com um Coffee Break por volta das 18h. O evento foi aberto por Dra. Ricarda Samara, médica especialista em MFC e em gestão Pública, diretora de Relações Institucionais e Coordenadora do Curso na FMO. Em seguida, foi a vez da professora Dra. Tharcia Kiara Oliveira falar sobre a importância do PRODIIC e ações futuras do programa, relatando, ainda, um breve histórico dos seus cinco anos de existência.

Os presentes contaram também com uma apresentação sobre a Global Office, do professor doutor Marcelo Maia, que explicou o funcionamento do programa de internacionalização e as atividades interligadas entre o PRODIC e a Global Office. Maia exaltou os benefícios dessa integração para os alunos de Medicina. “Gostaria de cumprimentar, em especial, o Dr. Paulo Goes, a Dra. Ricarda, a Dra. Helen Khoury, a Dra. Kiara, e fazer um agradecimento mais que especial ao Dr. Inácio de Barros Melo, que tem nos apoiado incondicionalmente em todo o processo de internacionalização, sempre atendendo com prontidão e dedicação a todos os nossos pedidos”.

“O Global Office da FMO, atualmente, é um importante pilar de nossa internacionalização. Temos 1.600 alunos na plataforma Altissia, com mais de 50 mil atividades realizadas corretamente pelos nossos estudantes e um impressionante engajamento de mais de 60% dos usuários ativos. Em abril de 2024, promovemos oito workshops temáticos voltados para a Medicina, com diferentes níveis de proficiência, alcançando 96 inscritos, que hoje recebem seus certificados”, continuou Maia.

Depois foi a vez do diretor acadêmico da FMO, Dr. Paulo Goes, discursar sobre a integração entre PRODIC e Global Office. Ele mencionou a importância da colaboração entre os programas e deu exemplos de projetos colaborativos de sucesso.

O evento seguiu com a palestra da professora Dra. Helen Jamil Khoury, diretora acadêmica da FACEPE, que enriqueceu a discussão sobre tendências globais na educação médica e as estratégias para integrar uma formação internacional na prática médica.

Ela também explicou os principais entraves na área, hoje, no País. “O principal desafio do Brasil na ciência, tecnologia e inovação tem sido elaborar e implementar uma política de longo prazo que permita o desenvolvimento científico e tecnológico para melhorar a qualidade de vida da população brasileira. É preciso planejamento e metas”, disse.

“No nosso País, 1,2% do PIB é investido em pesquisa e desenvolvimento, enquanto essa taxa chega a 2,5% entre países ricos (OCDE) – e a 4,6% na Coreia do Sul, por exemplo. Sem mencionar que existe somente uma pequena participação no investimento por parte privada”, acrescentou.

O evento ainda contou com a “Premiação das Olimpíadas de Idiomas da FMO”, com a entrega dos prêmios aos vencedores e a entrega dos certificados para os alunos concluintes dos cursos presenciais e online de idiomas da FMO GLOBAL, além da entrega dos certificados para os alunos do PRODIC 2023/24.

Espera-se, por meio deste tipo de evento, que a formação de consciência para a valorização da produção científica seja cada vez mais consistente e permanente, estabelecendo laços cada vez mais fortes entre a FMO e a FACEPE.

Currículo da professora Dra. Helen Jamil Khoury

Membro Vogal da diretoria da ABEN- Associação Brasileira de energia Nuclear, eleita para o período de 2020 a 2022. Atualmente coordena o projeto INCT-INAIS- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Instrumentação Nuclear e Aplicações na Indústria e Saúde, aprovado na chamada 058/2022. Atua como DTM- Designated Team Member, do Projeto de cooperação para a região da América Latina da IAEA- agencia internacional de Energia Atomica. Projetos RLA 9088 e RLA9091 . Coordena a Rede de Proteção Radiológica ocupacional da América Latina e Caribe . Implementou e coordena o Museu de Ciencias Nucleares do DEN/UFPE, único museu da área nuclear do país.

Compartilhe essa notícia