Convênios

Acompanhar esse dia a dia das unidades básicas de saúde em vários municípios pernambucanos e o cotidiano de grandes hospitais estaduais é um diferencial importante na graduação de Medicina da FMO.

Desde o primeiro período, os estudantes estão aptos a participar de programas de estágio em unidades básicas de saúde, acompanhados de preceptores da FMO nas práticas curriculares. O objetivo é oferecer ao corpo discente as melhores oportunidades para uma formação qualificada, com embasamento prático.

Para isso, a FMO busca parcerias com diversos municípios de Pernambuco. Atualmente, são 14 municípios conveniados: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Amaraji, Escada, Terra Nova, Serra Talhada, Triunfo, Salgueiro, Agrestina, Lagoa Grande e Petrolândia.

Os futuros médicos da FMO atuam nas unidades básicas de saúde através da Integração Academia, Serviço e Comunidade (IASC), realizando ações de educação em saúde, visitas domiciliares, diagnósticos de saúde, identificação de determinantes sociais, construção de planos de ação, realização de rodas de conversa com usuários e acompanhamento de consultas.

Os estudantes passam a atuar em serviços ambulatoriais de média complexidade na Clínica Escola, além do ambulatório do Hospital Tricentenário de Olinda, com o qual a FMO possui convênio de EXCLUSIVIDADE.

Os alunos têm a oportunidade de estagiar em unidades de saúde de média e alta complexidade do Governo do Estado de Pernambuco. Com isso, os estudantes passam a ter em seu currículo a experiência das UBSs; das UPAs estaduais -UPA Olinda, UPA Paulista, UPA Igarassu, UPA Curado, UPA Engenho Velho, UPA Barra de Jangada e UPA Caruaru; além de hospitais – Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Barão de Lucena, Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes e Hospital Metropolitano Sul Dom Helder.

Convênio de Cooperação Técnica para Estágio Curricular entre o Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), e a Barros Melo Ensino Superior S.A. – Faculdade de Medina de Olinda – FMO.