Estudante da FMO apresentará dois trabalhos no maior encontro de neurocirurgia dos Estados Unidos

O estudante da FMO, Ismael Felipe Galvão, 22 anos, vai participar da maior reunião anual de neurocirurgiões dos Estados Unidos, em Houston, no Texas, com o apoio da Faculdade de Medicina de Olinda.

O evento, intitulado 2024 “Annual Meeting Neurosurgery Origins”, será de 28 de setembro a 2 de outubro de 2024 – e contará com nomes de peso, como o da ex-primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardern, e da estrela de basquete norte-americano, “Magic” Johnson.

A ida de Ismael ao encontro será no Centro de Convenções George R. Brown, em Houston, conta com o apoio financeiro da FMO para as despesas com as passagens, estadia e taxa de inscrição.

Na ocasião ele vai apresentar dois trabalhos. O primeiro, “Morphometric analysis of the mastoid foramen and its possible clinical and surgical implications” (Análise morfométrica do forame mastóideo e suas possíveis implicações clínicas e cirúrgicas), desenvolvido no programa de iniciação científica PRODIIC/FMO. Trata-se de um estudo sobre a morfometria e morfologia do forame mastóideo, uma pequena abertura presente no osso temporal.

“O estudo da morfometria e morfologia dessa estrutura é fundamental para a escolha e o planejamento adequados das abordagens cirúrgicas, contribuindo para a redução das complicações intraoperatórias ao fornecer dados precisos sobre as estruturas envolvidas. Além disso, a análise da morfologia permite a interpretação de exames de imagem e a compreensão da funcionalidade das estruturas, ajudando a elucidar aspectos clínicos relacionados”, explica Galvão.

E o outro trabalho “Accuracy of External Ventricular Drainage By Freehand Technique” (Precisão da drenagem ventricular externa pela técnica freehand), foi desenvolvido em parceria com grandes profissionais do Hospital da Restauração, um centro de referência em Pernambuco. “O projeto aborda a acurácia de uma técnica neurocirúrgica chamada derivação ventricular externa, utilizada no contexto de condições como hidrocefalia. Realizado com dados de mais de 500 pacientes, o estudo proporcionou informações sobre a efetividade do procedimentos, buscando possíveis fatores associados ao desfecho favorável. Com o auxílio dos dados fornecidos pelos resultados do estudo, pode-se criar novas estratégias para se atingir melhores desfechos”, afirma Ismael.

A expectativa é de poder participar do maior evento global na área com experiências que marcarão, para sempre, a sua vida profissional. “Sei que vai ser um ambiente muito rico de troca cultural, de troca de conhecimentos. Vou conseguir conhecer profissionais da área – almejo tentar seguir nesse caminho da neurocirurgia. Então, é uma expectativa muito boa – e espero poder levar o que a gente tem de melhor, que é a pesquisa e o desenvolvimento científico”, concluiu.

Jornada de sucesso

A tendência para a pesquisa é inerente à história de Ismael, pois desde que entrou na faculdade ele já foi três vezes bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PRODIIC), da FMO.

Desde o ensino médio, Ismael vem se preparando e se destacando por meio de programas e bolsas de educação – ele sempre se dedicou, também ao estudo do inglês, desde pequeno.

A proficiência na língua é um diferencial em sua preparação – e ele frequenta e utiliza bastante as ferramentas da FMO Global.

“Sempre procurei estudar inglês por conta própria. No entanto, hoje faço parte dos workshops de desenvolvimento em inglês aqui da instituição, na plataforma Altissia. Isso vem me ajudando a desenvolver essas habilidades. A partir daí, consegui fazer as traduções necessárias, as pesquisas em inglês – e isso me ajudou muito a alcançar essa publicação e essas apresentações no 2024 Annual Meeting Neurosurgery Origins”, finaliza.

Veja o site oficial do evento: https://www.cns.org/annualmeeting