Instituto Maria Alcoforado de Barros Melo Comemora 1 Ano de Atuação

O Instituto Maria Alcoforado de Barros Melo celebrou no último dia 15 de maio seu primeiro ano de atuação, dedicado exclusivamente ao atendimento de crianças portadoras de Síndrome de Down. Este marco é uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados e os impactos positivos na vida das crianças e suas famílias.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Instituto Maria alcançou resultados significativos acompanhando mais de 210 crianças semanalmente com abrangência em 37 municípios pernambucanos:
   •    Desenvolvimento Físico e Motor: Melhorias na coordenação motora fina e grossa, equilíbrio e força muscular.
   •    Comunicação e Linguagem: Avanços na capacidade de comunicação verbal e não-verbal, além de melhorias na articulação da fala.
   •    Independência e Autonomia: Aumento da independência nas atividades diárias, promovendo maior autonomia das crianças.
   •    Bem-estar Emocional: Redução da ansiedade e aumento da autoestima das crianças, além de suporte emocional para as famílias.
   •    Inclusão Social: Promoção da inclusão social através de atividades comunitárias e escolares adaptadas.

Nesta data foi inaugurado o Jardim Sensorial Raissa Alcoforado de Barros Melo (homenagem a mãe de Maria), espaço ao ar livre escolhido para envolver e desenvolver todos os sentidos das crianças acompanhadas: visão, audição, tato, olfato e paladar. Ele será especialmente útil em contextos terapêuticos e educacionais, proporcionando um ambiente de relaxamento, estimulação sensorial e aprendizado interativo além de ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, a educação e o bem-estar. Ao envolver todos os sentidos, ele oferece uma experiência rica e multifacetada que beneficia indivíduos de todas as idades e capacidades.

Ser referência nacional no atendimento especializado a crianças com Síndrome de Down, contribuindo para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas crianças e suas famílias é o nosso desejo, destaca Inácio de Barros Melo Neto, presidente do instituto.