Pesquisadores da FMO publicam artigo sobre tipo raro de câncer.

Dr. Fernando Pacífico, docente da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), publicou no periódico “Journal of Advances in Medicine and Medical Research”, antigo “British Journal of Medicine and Medical Research”, avaliada com conceito Qualis A3, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o artigo “Small Cell Neuroendocrine Carcinoma with Primary Site in Tonsil: Case Report”. O artigo é de autoria conjunta com a docente Dra. Luciana Maria Queiroz de Oliveira Borge, professora da FMO, com a Médica Dra. Pompéia Freire da Silva, Cirurgiã de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP-PE), e com os discentes Ismael Felipe Gonçalves Galvão (P9), Marcio Handerson Benevides de Freitas (P11), Thiago José Monteiro Borges da Silva Valente (P9), Kaio Felipe da Silva Vicente (P7), João Marcos da Silva Dantas (P9), da FMO.

Os carcinomas neuroendócrinos de pequenas células primários (CNEPC) são neoplasias pouco diferenciadas, de mau prognóstico e baixa incidência nas regiões da cabeça e pescoço.

Dentre os CNEPC originados na cabeça e no pescoço, os que possuem as amígdalas como sítios primários são ainda mais raros, sendo relatados pela literatura inglesa, nos últimos 40 anos, apenas 14 casos. Portanto, devido à escassez de dados presentes na literatura sobre essa patologia, estratégias terapêuticas ainda não foram padronizadas.
O estudo relatou um caso de CNEPC com sítio primário em amígdala e revisou os principais aspectos desta neoplasia.

Compartilhe essa notícia