HOSPITAIS ESTADUAIS

O convênio estabelecido entre a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco é uma iniciativa que busca fortalecer a integração entre a academia e os serviços de saúde oferecidos pelo estado. Pernambuco tem uma população (IBGE censo de 2022) 9.945.508 habitantes,  a taxa de cobertura de Planos de Saúde é de 15,50, isso faz com que 8.292.466 seja uma população SUS dependente. Por meio desse convenio ancorado na Lei nº 15.065, de 4 de setembro de 2013, Lei do FORMASUS, os estudantes da faculdade têm a oportunidade de vivenciar a prática médica em diferentes hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) e como contrapartida a FMO oferta de bolsas integrais de estudo a candidatos selecionados pelo programa.

O estabelecimento deste convênio propicia que os futuros médicos tenham uma formação mais abrangente e enriquecedora, aliando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com as experiências práticas do cotidiano profissional. Dessa forma, nossos estudantes podem desenvolver habilidades clínicas, aprimorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes, além de entender melhor as necessidades e demandas da população.

Além disso, o convênio também contribui para o fortalecimento dos serviços de saúde oferecidos pelo estado. A presença dos estudantes da Faculdade de Medicina de Olinda nas unidades de saúde traz benefícios tanto para os profissionais que atuam nesses locais, que podem contar com o apoio e a colaboração dos estudantes, quanto para os pacientes, que recebem um atendimento mais humanizado e qualificado.