UNIDADES CURRICULARES HORIZONTAIS E VERTICAIS

Assim, nas propostas educacionais do Projeto Pedagógico aqui apresentado, privilegia-se a contextualização dos conteúdos a serem trabalhados. Nessa estratégia, traduzida na utilização de situações-problema contextualizadas ao município de Olinda, participantes são estimulados a aplicar saberes prévios e novos.

Assim a matriz curricular é composta por unidades de Unidades Curriculares Horizontais e Verticais. Um conceito no qual o estudante vivencia conteúdos que são iniciados e concluídos no mesmo semestre as UCs Verticias; as quais integram o conhecimento morfo-funcional do organismo humano, os diferentes sistemas e ciclos vitais.

Mas há também as que são Horizontais e permeiam parte do curso como o Studium Generale que reúne todo o eixo de ciências humanas com nas questões etno-raciais, a defesa e proteção do meio ambiente, responsabilidade social e liderança que vai do 1º ao 4º semestre; o IASC que trabalha a integração academia comunidade que permite uma atuação de práticas na Atenção Primária de Saúde nas Redes Locais de Saúde do Município de Olinda e outros da Região Metropolitana do Recife que vai do 1º ao 8º semestre e o eixo das Habilidades Médicas que vai do 1º ao 8º semestre compreendendo todo o contexto de formação que vai desde a comunicação médica, o treinamento de habilidades e simulação médica e o atendimento clínico de pacientes nas duas clínicas escolas da FMO. As habilidades médicas são inclusas ao longo de todo o curso médico, ajustando sua complexidade e assegurando a repetição dos mesmos de forma contínua.