PRODIIC é destaque na revista Research, Society and Development

O trabalho desenvolvido por estudantes da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), foi destaque na revista Research, Society and Development. O projeto está sendo viabilizado por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional de Iniciação Científica (PRODIIC), que incentiva a pesquisa acadêmica e a experiência prática na área das ciências da saúde. A FMO investe no ensino e incentivo à pesquisa, lançando no mercado profissionais preparados e aptos para atender as demandas da sociedade.

Os estudantes tinham como proposta a criação um “modelo experimental de baixo custo, reproduzindo de maneira fidedigna as referências anatômicas para o treinamento do acesso venoso central e da traqueostomia, procedimentos de rotina na prática médica hospitalar”. De acordo com eles, o estudo pretende “democratizar o acesso a um simulador, que permita que o acadêmico desenvolva as habilidades necessárias para a realização desses procedimentos médicos”.

O primeiro passo para a confecção desse modelo, ainda de acordo com os estudantes, foi a realização de uma revisão integrativa acerca do tema, para que o grupo pudesse se aprofundar na temática e aperfeiçoar a ideia original. “A publicação na revista Research, Society and Development veio para reafirmar a extrema relevância de desenvolver modelos mais acessíveis, que permitam que o discente enfrente uma experiência sem passar pelo evento real, com segurança, multifacetado para o aprendizado”, destacaram, agradecendo a orientadora Dra. Tharcia Kiara e ao Dr. Gustavo Freita, “por todo apoio durante essa jornada rumo ao avanço científico. Pretendemos em breve, lançar o modelo final”.