Projetos de alunos FMO beneficiam Unidades de Saúde da Família de Olinda e Paulista

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Os alunos dos segundo período da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) apresentaram nesta primeira semana do mês de dezembro os seus projetos de conclusão de módulo. Um dos trabalhos foi a ação que marcou o início do Dezembro Laranja, mês de combate ao câncer de pele. A atividade foi realizada na Unidade de Saúde da Família dos Bultrins e beneficiou os usuários com informações sobre a importância da prevenção da doença e distribuição de protetor solar.

Já na USF José Borges Souza, em Paulista, os alunos FMO apresentaram a planilha de acompanhamento e orientação de usuários hipertensos e diabéticos. O projeto foi construído ao longo do módulo, com pacientes da Unidade e será utilizado como fonte de apoio para atendimento ao longo dos próximos meses. Também na José Borges, os nossos futuros médicos prepararam folheto explicativo e passaram orientações sobre os cuidados pós-parto para os agentes comunitários de saúde (ASF).

Nas USFs II e III do bairro de Sapucaia, em Olinda, os ASFs receberam orientações e catálogo nutricional para o atendimento de pacientes hipertensos e diabéticos. Os usuários das unidades também foram beneficiados com a visita de uma educadora física que realizou atividades específicas para os hipertensos atendidos no local.

Em Rio Doce, a Unidade de Saúde da Família da V etapa recebeu um projeto que estimulou os usuários a cultivarem hortas em casa como forma de promover a alimentação saudável e gerar atividade complementar para pacientes hipertensos e diabéticos.

Outras USFs também foram contempladas com os projetos dos alunos FMO. A unidade de Jardim Brasil V recebeu orientações sobre a questão da gravidez na adolescência e a da Ilha do Maruim ganhou cadernetas com informações relativas à prevenção contra as drogas.

Além disso, as Unidades de Jardim Fragoso, Ouro Preto e Torres Galvão passaram a contar com novas brinquedotecas e a de Maranguape I agora tem o seu cantinho da leitura. Os equipamentos foram entregues de acordo com as necessidades observadas pelos alunos a partir da vivência no local durante o módulo.