Projetos de alunos FMO beneficiam Unidades de Saúde da Família de Olinda e Paulista

Os alunos dos segundo período da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) apresentaram nesta primeira semana do mês de dezembro os seus projetos de conclusão de módulo. Um dos trabalhos foi a ação que marcou o início do Dezembro Laranja, mês de combate ao câncer de pele. A atividade foi realizada na Unidade de Saúde da Família dos Bultrins e beneficiou os usuários com informações sobre a importância da prevenção da doença e distribuição de protetor solar.

Já na USF José Borges Souza, em Paulista, os alunos FMO apresentaram a planilha de acompanhamento e orientação de usuários hipertensos e diabéticos. O projeto foi construído ao longo do módulo, com pacientes da Unidade e será utilizado como fonte de apoio para atendimento ao longo dos próximos meses. Também na José Borges, os nossos futuros médicos prepararam folheto explicativo e passaram orientações sobre os cuidados pós-parto para os agentes comunitários de saúde (ASF).

Nas USFs II e III do bairro de Sapucaia, em Olinda, os ASFs receberam orientações e catálogo nutricional para o atendimento de pacientes hipertensos e diabéticos. Os usuários das unidades também foram beneficiados com a visita de uma educadora física que realizou atividades específicas para os hipertensos atendidos no local.

Em Rio Doce, a Unidade de Saúde da Família da V etapa recebeu um projeto que estimulou os usuários a cultivarem hortas em casa como forma de promover a alimentação saudável e gerar atividade complementar para pacientes hipertensos e diabéticos.

Outras USFs também foram contempladas com os projetos dos alunos FMO. A unidade de Jardim Brasil V recebeu orientações sobre a questão da gravidez na adolescência e a da Ilha do Maruim ganhou cadernetas com informações relativas à prevenção contra as drogas.

Além disso, as Unidades de Jardim Fragoso, Ouro Preto e Torres Galvão passaram a contar com novas brinquedotecas e a de Maranguape I agora tem o seu cantinho da leitura. Os equipamentos foram entregues de acordo com as necessidades observadas pelos alunos a partir da vivência no local durante o módulo.