Alunos e professores da FMO marcam presença no Cobem

Na última semana a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) participou de mais uma atividade de capacitação e atualização. Um grupo formado por alunos e representantes do corpo docente da FMO marcou presença no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que aconteceu de 12 a 15 de outubro, na PUC de Porto Alegre, e teve como tema Médica: Educação, Política e Atenção à Saúde.

O diretor acadêmico da FMO, Carlos Brandt, a coordenadora de relações institucionais, Tereza Miranda, o coordenador do curso de Medicina da FMO, Tarcísio Reis, o coordenador de estágios e treinamento em saúde, Marcelo Borges, a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Karla Queiros, e os professores Cecília  Melo, Fernando Pacífico, Bethânia Amaral, Schirley Cristina, Marcelle Torres e Ricarda Samara formaram o grupo de representantes do corpo docente. Eles participaram de oficinas pré-congresso voltadas para o SUS, avaliação e desenvolvimento docente.

Já durante o evento, os professores FMO puderam assistir a palestras com temas como humanização na educação e atuação médica, avaliação docente e discente, responsabilidade social e saúde mental, entre outros assuntos, ampliando e reciclando conhecimentos. Além disso, alguns professores também orientaram alunos da Faculdade durante apresentação de trabalhos aprovados no Cobem.

Os alunos FMO foram representados por um grupo de 13 estudantes que participaram de todas as atividades do Congresso. Entre as nossas futuras médicas, nove alunas ainda apresentaram trabalhos inscritos no evento.

A participação da FMO no Cobem também foi marcada pela presença da professora Tereza Miranda e da aluna Esmaela Lacerda Sabino na reunião da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Parte das alunas que viajaram para o Congresso também tiveram a oportunidade de, junto com os professores Marcelo Borges e Fernando Pacífico, conhecerem o banco de pele do Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.